Ao longo dos anos, o agronegócio brasileiro tem dado várias demonstrações de que é possível conciliar a produção agrícola com a preservação do meio ambiente.
Alguns exemplos são os incentivos à agricultura de baixo carbono, o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e o Sistema de Plantio Direto.
A Master Group orienta seus clientes e parceiros agrícolas para práticas de conservação do solo, com manejo que evitem a erosão, como o plantio direto e rotação de culturas. Além de incentivar a preservação de nascentes, áreas úmidas e de vegetação nativa.
Os agricultores adotam práticas de manejo integrado de pragas e doenças, que envolvem o uso equilibrado de técnicas de controle biológico, uso de variedades resistentes e monitoramento constante das lavouras. Isso reduz a dependência de pesticidas químicos e mantém a conservação da biodiversidade em suas áreas agrícolas.
Práticas corretas sustentam equilíbrio ecológico, favorecendo a polinização e o controle natural de pragas, além de contribuir para a manutenção da diversidade biológica.